POUSADA MARLIN AZUL
   Porto Seguro - Cabrália - Bahia
  Home Principal        A Pousada          Apartamentos             Praias & Festas                   

Pontos Turísticos de Porto Seguro

Cidade Histórica de Porto Seguro

 

Tem-se um colírio para os olhos. A visão da Mata Atlântica e do mar, com ruas e casas geminadas, um magnífico conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1973.
 

 
  Marco do Descobrimento  
 

Há controvérsias sobre a origem do Marco do Descobrimento.
Embora fosse comum que os portugueses levassem marcos de posse nas expedições, sabe-se que ele não veio com Cabral - talvez para não deixar explícito que havia a intenção de se chegar à nova terra.

É possível que o Marco tenha vindo na expedição de   Duarte Coelho (1503),   cuja tarefa era explorar o litoral, reconhecendo rios e baías.

Outros afirmam que Pero Campos de Tourinho, donatário da Capitania de Porto Seguro, trouxe-o para  delimitar seu território em 1534.

 
     
  Passarela do Alcóol  
 

A Passarela do Álcool é um dos principais cartões-postais da cidade, com uma deslumbrante vista  do cais, separando, de um lado o encontro do Rio Buranhém com o mar, e de outro o casario colonial  do Séc. XVII. Tombado pelo Patrimônio Histórico, essa região histórica cresceu em torno do comércio,  da pesca e da   construção   de  embarcações. Antigos   armazéns e casas de pescadores  compõem um mosaico de   cores   vibrantes, transformados   na badalada   Passarela   do  Álcool, que abriga em diversos bares, restaurantes, butiques e lojas.

 
   
 

          À noite, são montadas barraquinhas, onde são apresentadas amostras do rico artesanato local - em coco, madeira - e as famosas barracas de batidas de Porto Seguro, incluindo o “Capeta”, uma bebida típica feita à base de vodka, guaraná em pó e leite condensado. Nos bares, música ao vivo cria um permanente clima de alegria. A Passarela do Álcool é    palco   das grandes   festas populares, como o Carnaval, São João e de muitos shows.

 
  Arraial D'Ajuda  
 

          Arraial D'Ajuda é um dos mais charmosos destinos que compõem a paisagem de Porto Seguro. O modo de chegar ao local, mais rústico, é por meio da travessia de    balsas no Rio Buranhém, onde,    belas paisagens como os entrelaces dos manguezais, arrecifes e o encontro do rio com o mar, podem ser avistadas durante o passeio. Rico em belezas naturais, Arraial tem 20 quilômetros de praias com águas mornas e transparentes, entrelaçadas de rios e com a presença de coqueirais e falésias. Praias calmas e desertas também fazem parte do cenário local. A culinária oferece desde comida baiana até pratos internacionais.

            Descoberto por hippies na década de 70, Arraial tem atraído turistas brasileiros e estrangeiros, sem perder a magia que encanta a todos que passam buscando um reencontro com a natureza e sem abrir mão do conforto.  Crianças, jovens e adultos podem encontrar   muita   diversão no   roteiro    que inclui as praias de Apaga-fogo,  Aracaípe, Mucugê, Parracho, Pitinga e Taípe, além do parque aquático Eco Park que oferece muita emoção à beira mar.  

 
   Trancoso  
 

   O distrito de Trancoso nasceu em 1586, em 1759 foi elevado a vila e é originário de uma antiga aldeia jesuítica denominada São João Batista dos Índios. O   Quadrado (quadro em movimento), típica forma de povoamento   os jesuítas   concentra   a   igreja   e   as casinhas,   que a partir do crescimento da atividade
turística foram    transformadas   em   lojas, bares,   restaurantes   e pousadas.   Árvores centenárias, como jaqueiras, mangueiras, amendoeiras e jacarandás emolduram e dão um clima todo especial ao Quadrado, que resume boa parte da vida de Trancoso.

 
 

 

 
 

           Do mirante, localizado atrás da igreja, descortina-se uma deslumbrante vista   do mar de Trancoso.   Por   estas   e   outras    Trancoso encanta visitantes brasileiros e estrangeiros de   várias parte   do mundo. Muitos deles não resistiram aos   encantos   do lugar     e deixaram   tudo para   viver lá. A mistura de línguas e etnias forma uma diversidade cultural que  se   manifesta      como   uma   atração   à   parte, onde   as  pessoas da terra convivem harmonicamente   com os   novos moradores.


O   resultado   da   mistura se   reflete na gastronomia variada e no modo de    vida    do lugar.    As praias de   Trancoso proporcionam momentos de verdadeiro deleite.

 
 

        Do Rio da Barra à praia dos Coqueiros são vários quilômetros de praias transparentes, entrecortadas por rios, e mangues, um dos ecossistemas mais ricos e produtivos da terra. As   águas   límpidas   e mornas  são um convite irresistível    ao mergulho. Barracas de praia com cobertura de    piaçava   oferecem mais conforto e    opções gastronômicas, como peixe assado na telha, lagosta, moqueca de peixe, casquinha
de siri, carnes e mariscos em geral.

 

Obs: Textos e Fotos retirados site: http://www.portosegurotur.com.br/porto_lazer.htm

                                        Pontos turísticos Lado Norte de Santa Cruz Cabrália
 
 
    Logo após a travessia da balsa encontra-se o bucólico bairro Santo André com uma boa praia muito 

freqüentada por turistas ( uma curiosidade, esse bairro é quase que coberto pela mata o que demonstra

a preocupação dos seus moradores pela preservação da natureza.

 

  • Depois de Santo André a aproximadamente 10 km. encontra-se o bairro Santo Antonio local onde
    
     recentemente foi inaugurada uma estátua de Santo Antonio, ( a maior do mundo ) , hoje é 
    
    ponto de visitação turística.

     

 
 Praia de Santo Antonio    Praia de Santo Antonio
  Praia de Guaiú    Praia de Guaiú
    
 Parque Coroa Alta -               Fazenda Mãe Tereza

Seguindo  em  frente  encontramos a cidade de " Belmonte ",  com   suas ruas  largas  e belos 
Casarios da   época dos   Barões do cacau,    encontramos  também bons restaurantes com
comidas típicas a base de frutos do mar, o que pode ser comprovado observando a maior estatua 
de  um Guaiamun Gigante feita por um artista estrangeiro e que está localizado próximo ao mar.
 
Belmonte é limitada ao norte  pelo rio Jequitinhonha, então, não tem com seguir em frente porque 
não existe pontes nem balsas, porém tem-se a opção de fazer um passeio muito agradável, que pode
 ser feito de barco por um dos braços do rio Jequitinhonha até a cidade de Canavieiras 

 

  Prefeitura de Belmonte  
 Rio Jequitinhonha - Belmonte  Rio Jequitinhonha - Belmonte
   
 

 

Pousada MARLIN AZUL - Rodovia Br 367 - Km 81 - Praia dos Lençõis -Cabrália - Porto Seguro - Bahia
    Informações e Reservas : Telefone ( 73) 3282 1225
e-mail: fale@pousadamarlinazul.com.br

Site: www.pousadamarlinazul.com.br